Ir direto para menu de acessibilidade.

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) informa a toda a comunidade que foi necessário fazer alterações nas previsões de datas relativas ao Processo de Avaliação Seriada (PAS) da edição 2020. Devido à pandemia de Covid-19 – que alterou a rotina dos estudantes e pode agravar as desigualdades socioeconômicas e prejudicar a equidade nos processos educativos em que os estudantes de diferentes redes de ensino estão inseridos – a decisão da Universidade foi pelo adiamento da realização da 2ª Etapa do Processo de Avaliação Seriada, que deve ser agendada para o primeiro semestre de 2021. As datas exatas do processo seletivo ainda serão definidas e amplamente divulgadas. Os estudantes que realizaram a 1ª Etapa em 2019 e que desejam se preparar para a 2ª etapa, mesmo sem haver ainda edital, podem se direcionar pelo conteúdo programático dos editais anteriores.

Outra decisão que altera o calendário do PAS é o fato de a UFLA ter identificado a necessidade de reestruturar o Processo Seriado, de forma a garantir que ele cumpra sua missão de atendimento à demanda microrregional de acesso ao ensino superior, contemplando a população das regiões de Lavras e São Sebastião do Paraíso (onde a UFLA terá novo câmpus, a ser implantado). Também é necessário estudar novos formatos de inscrição e aplicação das provas, além de uma adaptação dos conteúdos programáticos à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de forma a tornar compatível a avaliação do PAS com a nova estrutura do Ensino Médio. Para isso, será instituída comissão de docentes e técnicos que fará todo o estudo necessário para o estabelecimento da nova configuração.

Para que essas melhorias sejam possíveis, a 1ª Etapa do PAS, que seria inicialmente prevista para 2020, ocorrerá apenas no final de 2021. Dessa forma, estudantes que, em 2020, estejam cursando o 1º ano do Ensino Médio, farão o PAS 1 no final de 2021, juntamente com aqueles que cursarão o 1º ano em 2021. O estudante que hoje está no 1º ano e fizer o PAS 1 em 2021, terá a oportunidade de realizar, em 2022, as provas das etapas 2 e 3 (a terceira etapa é o Ensino Nacional do Ensino Médio – Enem). Dessa forma, apesar de haver um intervalo de tempo sem aplicação do PAS 1, nenhum estudante será prejudicado na possibilidade de se candidatar ao Processo e tê-lo como meio de ingresso.

Assim que os estudos da comissão forem concluídos e as modificações definidas, haverá ampla divulgação à sociedade. Acompanhe pelo Portal UFLA.

Sobre o PAS

O Processo de Avaliação Seriada é aplicado em três etapas consecutivas, sendo cada uma delas realizada para cada ano do Ensino Médio. Atualmente, as provas das duas primeiras etapas são de múltipla escolha e redação; na primeira, é cobrado o programa do 1º ano do Ensino Médio, e na segunda, são cobrados os programas do 1º e 2º anos do Ensino Médio. Na terceira etapa do processo é considerada a nota do Enem. A UFLA destina 40% das vagas dos cursos de graduação presenciais, ofertadas no primeiro período letivo de cada ano, aos candidatos do PAS.